segunda-feira, 11 de abril de 2011

V Festival de Dança da Escola Estadual Cassiano Mendes – O SHOW TEM QUE CONTINUAR...

1. INTRODUÇÃO

O “V Festival de Dança da Escola Estadual Cassiano Mendes – O SHOW TEM QUE CONTINUAR...” é um festival de dança que ocorre anualmente na cidade de Pedra Azul, Minas Gerais. Foi criado em 2006, sendo interrompido apenas no ano de 2007.

O evento é organizado pelas professoras de Educação Física e Arte, uma organização social com intuito de angariar verbas para escola.

2. OBJETIVOS

O “V Festival de Dança da Escola Estadual Cassiano Mendes – O SHOW TEM QUE CONTINUAR...” tem o objetivo de valorizar e difundir trabalhos de artistas, grupos e companhias profissionais de dança, enfatizando a diversidade de linguagens e perspectivas de criação e pesquisa na produção contemporânea.


2.1 OBJETIVO GERAL

- Promover um evento democrático de ampla participação escolar que incentive a prática da dança como expressão artística e angariar verbas para a pintura interna das salas de aula.


2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Possibilitar a apresentação dos trabalhos de dança produzidos por grupos de estudantes e incentivar o aparecimento de novos talentos.

- Promover a interação entre os estudantes da Escola Estadual Cassiano Mendes com a comunidade pedrazulense.

- Proporcionar aos estudantes a oportunidade de serem vistos e reconhecidos em seus talentos.

- Continuar a tradição da execução deste Festival dentre os projetos desenvolvidos durante ano na escola.


3. JUSTIFICATIVA

Acreditamos que um evento como esse servirá como um momento de entretenimento familiar e de promoção cultural, onde as famílias poderão estar presentes para se divertirem de forma saudável.

Além disso, a participação de estudantes em um evento artístico-musical assim pode servir como meio de aprendizagem prazerosa e para o desenvolvimento da consciência do movimento e da arte da dança.

É sabido que a prática da dança é importante para o desenvolvimento da criança e adolescente, pois ela estabelece limites usando os movimentos. Isso viabiliza a possibilidade de estruturação da personalidade e da socialização, por que permite que o indivíduo se conheça melhor.

A dança serve como um relevante estímulo à criatividade, além de despertar na criança e adolescente a valorização e respeito às diferenças individuais, construindo, com isso, a harmonia, a disciplina e a concentração em âmbito da Unidade Escolar, da família e da comunidade de modo geral.


4. METODOLOGIA

O “V Festival de Dança da Escola Estadual Cassiano Mendes – O SHOW TEM QUE CONTINUAR...” será um espaço democrático e motivador da cultura e cidadania, onde os estudantes da Escola Estadual Cassiano Mendes possam mostrar seus trabalhos a comunidade e familiares.

E os alunos que não poderem participar diretamente do “V Festival de Dança da Escola Estadual Cassiano Mendes – O SHOW TEM QUE CONTINUAR...” terão oportunidade de realizar um trabalho teórico sobre dança.

Esse evento será organizado pelas as professoras de Educação Física, Daniela Ribeiro Lima e Sharone Lopes Meireles e professoras de Arte, Eliene e Vana.

O “V Festival de Dança da Escola Estadual Cassiano Mendes – O SHOW TEM QUE CONTINUAR...” acontecerá no dia 09 de abril de 2011, a partir da 18:00 horas, na quadra poliesportiva Carão Velho em Pedra Azul - MG.

Os grupos deverão fazer as inscrições antecipadamente com os professores responsáveis pelo evento.

As coreografias terão que ter no máximo 7 (sete) minutos de duração.


5. RESULTADOS ESPERADOS

Espera-se que “V Festival de Dança da Escola Estadual Cassiano Mendes – O SHOW TEM QUE CONTINUAR...” seja um evento que tenha o envolvimento de todos os seguimentos da comunidade local, com a participação de estudantes e moradores de todos os bairros da cidade, sem distinção de idade, gênero, credo, raça e nível econômico.

Esperamos ainda que esse evento se torne uma atração cultural, como é realidade com outros Projetos na nossa escola, atraindo muitas pessoas e proporcionando uma noite de lazer e entretenimento para a comunidade de Pedra Azul – MG e visitantes.